• Acesso para membros:

Amilcar D’ Avila de Mello

Idiomas

A: EspanholPortuguês

B: Inglês

Membro efetivo desde 2021

Biografia: Amílcar D’Avila de Mello, de nacionalidade brasileira-uruguaia, é intérprete de conferências nos idiomas espanhol, português e inglês. Reside na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina. Nasceu na comunidade bilíngue e bicultural das cidades fronteiriças sui generis de Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), onde aprendeu inglês no Instituto Anglo-Uruguayo. Colou grau em História na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na década de 1990 fez especialização em Etnolinguística (Inglês) na UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Incursionou profissionalmente em diversas áreas e adquiriu valiosas habilidades cosmopolitas trabalhando como professor, gerente de uma empresa de aviação, despachante de cargas em empresa suíça, e account executive de grandes importadores de calçados estadunidenses. Em 1986 mudou-se de Novo Hamburgo (RS) para Florianópolis. Dez anos depois, fundou em Florianópolis, com o sócio nova-iorquino Jeffrey Hoff, a Vice-Versa Traduções Ltda.

Amílcar também é historiador, autor das obras Expedições e Crônicas das Origens – Santa Catarina na Era dos Descobrimentos Geográficos. Florianópolis: Expressão, 2005, 3 v., 1.500 p., e Primórdios da Justiça no Brasil – Coletânea de documentos castelhanos do séc. XVI. Florianópolis: Tekoá et Orbis, 652 p. Em coautoria com Narbal Corrêa, escreveu E vem do mar... Breve história dos alimentos e da culinária na Ilha de Santa Catarina. Florianópolis: Ed. Lilás, 2020, 280 p..

Entre em contato com um intérprete