Tipos de associação
Reconhecida hoje como uma Associação cada vez mais representativa dos intérpretes profissionais, a APIC dispõe de duas formas para receber novos membros:
CANDIDATO A MEMBRO
Requisitos
- Dominar pelo menos 2 (dois) idiomas.
- Ter trabalhado como intérprete profissional durante no mínimo 50 (cinquenta) dias comprovados, dentre os quais 10 (dez) dias com membros da APIC.
- Ser apresentado por 03 (três) membros que sejam efetivos ou correspondentes há no mínimo 02 (dois) anos, sendo que um desses apresentadores deverá ser nomeado orientador do candidato até sua efetivação na Associação, auxiliando-o e orientando-o em todas as situações profissionais.
- Comprometer-se a trabalhar de acordo com os estatutos, regulamento e código de ética da APIC (você encontra essas informações aqui).
- Apresentar o pedido de admissão acompanhado de um currículo resumido, listando os eventos trabalhados e evidências que comprovem os trabalhos, como contratos, declarações de colegas, clientes ou entidades oficiais.
MEMBRO EFETIVO OU CORRESPONDENTE
Requisitos
- Dominar pelo menos 3 (três) idiomas, com a classificação “A”; “B” e “C”, ou 2 (dois) idiomas com a classificação “A/A” ou “A/B”.
- Ter trabalhado como intérprete profissional pelo período de, no mínimo, 200 dias comprovados.
- Ser apresentado por 4 (quatro) ou 5 (cinco) membros da APIC que preencham as condições mencionadas no Resumo do Artigo 33 dos Estatutos: “Todo pedido de admissão deve ser apoiado no mínimo por 5 (cinco) apoiadores para 3 idiomas ou 4 (quatro) apoiadores para 2 idiomas. Os apoiadores devem ser membros efetivos e/ou correspondentes da APIC há pelo menos 2 (dois) anos.”
- Comprometer-se a trabalhar de acordo com os estatutos, regulamento e código de ética da APIC (você encontra essas informações aqui).
- Apresentar o pedido de admissão acompanhado de um currículo resumido, listando os eventos trabalhados e evidências que comprovem os trabalhos, como contratos, declarações de colegas, clientes ou entidades oficiais.
Idiomas raros ou sinalizados
Dominar pelo menos 2 (dois) idiomas;
Ter trabalhado como intérprete profissional durante no mínimo 25 (vinte e cinco) dias comprovados;
Ser apresentado por 3 (três) membros que sejam efetivos ou correspondentes há no mínimo 02 (dois) anos, sendo que um desses apresentadores deverá ser nomeado orientador do candidato até sua efetivação na Associação, auxiliando-o e orientando-o em todas as situações profissionais.
Em caso de idioma raro/ idioma sinalizado para o qual não há membros efetivos na Associação que poderão confirmar a pretensão linguística do Candidato, a CACL (Comissão de Admissão e Classificação Linguística) se baseará em cartas de recomendação de Consulados ou outras entidades semelhantes para fins de comprovação da capacitação linguística do proponente.
Comprometer-se a trabalhar de acordo com os Estatutos, Regulamento e Código de Ética e Conduta Profissional da APIC (você encontra essas informações aqui).
Apresentar o pedido de admissão acompanhado de um currículo resumido, listando os eventos trabalhados e evidências que comprovem os trabalhos, como contratos, declarações de colegas, clientes ou entidades oficiais.
Requisitos para apoio
Todo pedido de admissão deve ser apresentado com, no mínimo, 5 (cinco) apoiadores para 3 (três) idiomas ou 4 (quatro) apoiadores para 2 (dois) idiomas. Os apoiadores devem ser membros efetivos e/ou correspondentes da APIC.
Requisitos para apoio
A combinação linguística dos 4 (quatro) ou mais apoiadores, no seu conjunto, deverá cobrir toda a combinação linguística do candidato, em conformidade com os seguintes requisitos mínimos:
Para cada língua A do candidato: 2 (dois) apoiadores com a mesma classificação nessa língua;
Para cada língua B do candidato: 1 (um) apoiador com classificação A nessa língua, ou 2 (dois) com classificação B;
Para cada língua C do candidato: 1 (um) apoiador com classificação A ou B nessa língua, ou 2 (dois) com classificação C.