Existem diferentes tecnologias de tradução simultânea? Quais são?

Hoje temos basicamente duas tecnologias disponíveis: Infravermelho ou FM (Modulação de Frequência ou Frequência Modulada) e ambas possuem suas vantagens e desvantagens.
O infravermelho é considerado mais seguro na garantia de confidencialidade porque suas ondas não atravessam estruturas sólidas como paredes e portas, e apenas aqueles que estão dentro daquela sala de reuniões ou de conferência têm acesso ao conteúdo que está sendo apresentado. Se o evento estiver sendo realizado em mais de uma sala simultaneamente, também não há risco de o sistema captar o áudio das demais. A outra vantagem é que este sistema não sofre a interferência de ondas de rádio.
Os sistemas de infravermelho estão disponíveis tanto no modo analógico (com até quatro canais) quanto no digital (com até 32 canais). O sistema analógico pode sofrer interferência da luz solar incidindo diretamente sobre o equipamento e também de fontes de luz incandescentes e fluorescentes.
O sistema com modulação de frequência (FM) é o mais usado no Brasil e em outros países, sendo que a maioria das tecnologias opera em banda estreita (de 72,1 a 79 MHZ). A vantagem desta tecnologia é sua alta disseminação, facilidade de instalação, capacidade de transmitir através de estruturas sólidas (quando se deseja que o público fora da sala de reuniões ou da conferência tenha acesso ao conteúdo). Esta é a tecnologia usada nos sistemas portáteis de interpretação simultânea. A desvantagem é que este sistema sofre a interferência de rádio, podendo captar o sinal que esteja mais potente ao seu alcance.
Até o momento temos apenas um sistema que opera na frequência de 2,4 GHz, com um sofisticado sistema de codificação que permite restringir o acesso às informações do evento e evita a interferência de outros aparelhos operando na mesma faixa de frequência.