A APIC reuniu mais de 60 associados em sua 132ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), que foi seguida pela 125ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE). As duas aconteceram na noite de 25 de setembro, online, o que possibilitou a participação de intérpretes de diferentes partes do Brasil e do exterior.
Durante a AGO, foram apresentados os trabalhos da APIC dos últimos cinco meses, como resultados financeiros, cursos, eventos e ações da diretoria eleita para o período 2023-2025. Como em toda AGO, foram anunciados os novos cinco candidatos a membro, os setes membros que se tornaram efetivos e um membro correspondente (a lista segue ao final deste texto). Foi também uma oportunidade para agradecer os associados pelo apoio e a participação em iniciativas clássicas como o Clube de Leitura e novas, como o Tech Club.
Já a AGE aprovou a Alteração do Estatuto Social da Associação Profissional de Intérpretes de Conferência. Saiba mais aqui (link para o texto da AGE).
Candidatos a membros admitidos em setembro de 2023:
Verônica Magli Negrini (São Paulo, SP), Ricardo Aguiar (São Paulo, SP) e Jonas Grebler (Belo Horizonte, MG), todas na combinação dos idiomas inglês e português; Marie Graterol (São Paulo) e Carla Higashi (São Paulo, SP) no par espanhol/português.
Membros efetivos admitidos em setembro de 2023:
Patricia Rocha (São Paulo, SP), Helena Wergles (Rio de Janeiro, RJ), Alisson Negreli (São Paulo, SP), Gustavo Tucci Scabello (São Paulo, SP) e Luciane Camargo (Itapetininga, SP), nos idiomas inglês e português; Lucia Rodriguez Ilaria (São Paulo, SP) e Stela Biagetti (São Paulo, SP) na combinação inglês, espanhol e português.
Membro correspondente admitidos em setembro de 2023:
Daniel Pereira Maciel (Barcelona, Espanha), no par português e inglês.
AGE aprova atualização de estatuto da APIC
Artigos atualizados e organizados, a criação de um Conselho de Ética a ser eleito pelos associados, novos parâmetros para admissão de membros. Essas são algumas das atualizações do Estatuto Social da Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC), aprovada durante a 125ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em 25 de setembro.
O documento foi elaborado por um grupo de trabalho que envolveu a atual diretoria e alguns associados, sempre com o apoio jurídico de Luiz Vaz, advogado que há anos oferece assessoria legal à associação e a associados. Enviado 30 dias antes da AGE a todos os associados para comentários e emendas, o estatuto foi aprovado por unanimidade na sessão online, que reuniu mais de 60 associados. A iniciativa gerou discussões frutíferas entre os intérpretes, que trataram do legado de nossa profissão e dos caminhos a serem trilhados no futuro, devidamente amparados por um estatuto robusto e adequado aos novos tempos. Leia o documento aqui.