• Acesso para membros:

João Paulo Duarte Diniz

Idiomas

Português

Italiano

Candidato a membro desde 2021

Biografia: Ao entrar no trade turístico, em 2005, João Paulo iniciou sua vida profissional: “Conheci um italiano que já havia morado em muitos lugares do mundo e que me serviu de grande inspiração, além de ter me oferecido um trabalho que mudaria o rumo da minha vida. Após alguns meses trabalhando pra ele, percebi que tinha um futuro no turismo”. Depois de 8 anos como guia e agente de viagens, tendo deixado as faculdades de Informática e Farmácia para trás (mais tarde, graduando-se em Administração), foi trabalhar com organização de eventos. Foi assim que conheceu a interpretação.

Por meio desse contato, João Paulo, que já dominava o inglês, o italiano e o espanhol, se interessou pela carreira e lançou-se como freelancer até conseguir se dedicar 100% à interpretação e à tradução. A recente entrada na APIC como candidato a membro no par italiano-português é tida por ele como “um prêmio pelo meu esforço e dedicação intensivos”. Para ele, “a honra e o privilégio de ser portador de mensagens que mudarão vidas” é a melhor parte do trabalho: “É algo que me emociona e que deixa muito realizado nessa profissão. Não poucas vezes eu até me emocionei de verdade junto com os participantes. Deixa a gente pensar que temos um propósito muito maior do que apenas interpretar”.

Com o italiano, João Paulo viveu muitos momentos marcantes, como interpretar duas vezes o premiado escritor Domenico de Mais, autor do famoso “O Ócio Criativo”. Além disso, teve a honra de conhecer seus “ídolos futebolísticos de adolescência” em Fortaleza, num evento comemorativo com os jogadores que disputaram a final Brasil x Itália na Copa do Mundo de 94. Atualmente, atua nas áreas de medicina, TI, administração e finanças, jurídica, segurança do trabalho e até em cerimônias de casamento, as quais ele adora.

Get in touch with an interpreter